Seac/SC faz pesquisa com empresas de limpeza associadas
O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac/SC) divulgou os resultados da pesquisa realizada com empresas que prestam serviços terceirizados de limpeza e não são associadas ao sindicato. O MAPA, instituto responsável pela pesquisa, buscou empresas que tivessem atividades relacionadas à limpeza, conversação e manutenção. Junto a um cadastro previamente elaborado pelo Seac/SC, foram confirmadas 726 empresas como base inicial para a pesquisa.
Após contatos telefônicos, 102 empresas confirmaram que tem como principal atuação a mão-de-obra terceirizada para serviços de limpeza. Deste número, 29% trabalham exclusivamente com limpeza e 69% têm apenas uma unidade. As respostas também concluíram que 78% possuem até 100 funcionários, sendo a maioria especializada no tipo de serviço foco do estudo. Com o conjunto de dados entre associados e não associados, foi possível concluir que este tipo específico de empresa emprega cerca de 34 mil pessoas.
Das empresas pesquisadas, quase metade tem sede na Grande Florianópolis ou Vale do Itajaí. O principal ramo de atuação são os condomínios, clientes em 70% dos casos. Elas faturam entre R$ 120 mil e R$ 12 milhões por ano.
Três em cada quatro das empresas dizem ser associadas a alguma entidade de classe, na maioria das vezes do ramo de limpeza e conservação. Metade afirma não conhecer entidades ligadas especificamente à atividade, mas o nome do Seac/SC foi o mais citado de forma espontânea, em 8% dos casos. Entre as entrevistadas, 74% se mostraram receptivas a receber informações sobre de entidades.