26/07/2016

SEAC-SC engajado em ação social da Febrac

Promover a cidadania entre os empresários e empregados do setor de serviços terceirizados, e conscientizar as pessoas sobre o manejo correto do lixo para dirimir este grande problema mundial. Estes são os principais objetivos da “IX Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental”, a ser realizado no dia 17 de setembro, a partir das 8h, em todo o país, O Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços Terceirizados de Santa Catarina está engajado no projeto e participará do dia D, como apoiador na divulgação do evento. 

Organizado pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em conjunto com os Sindicatos Estaduais filiados, a Ação reunirá mais mil pessoas na limpeza e manutenção de escolas, pontos turísticos e áreas verdes. Empresas parceiras aos Sindicatos disponibilizarão todo o maquinário e material necessários para garantir a qualidade da ação. E todo lixo coletado será separado e doado a entidades de reciclagem local. Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Febrac e fazer a inscrição.

Além da limpeza, as empresas prestadoras de serviços de limpeza promoverão também o recrutamento para contratação de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, pessoas que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, ao final do programa, recebem do INSS um certificado que lhe garante esta condição.

“No mercado formal, as pessoas com deficiência recebem todos os benefícios garantidos por lei para todos os trabalhadores, como plano de saúde, aposentadoria, FGTS, transporte e alimentação. No setor de serviços, essas pessoas têm ainda a oportunidade de aprender uma profissão, em centros de treinamentos especializados. Apesar de tantos benefícios, existem entraves para a absorção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, explicou o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, quase 24% do total da população brasileira é composta por pessoas com deficiência, Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2012, no entanto, revelam que apenas 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.

Esta é uma oportunidade para mais de 44 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil conquistar um trabalho, e se estende também para as empresas que sentem dificuldade em contratar pessoas com deficiência, principalmente para cargos que não são administrativos.

SERVIÇO

IX Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental
Data: 17 de setembro de 2016
Mais informações: [email protected] | (61) 3327-6390