23/11/2023

Notícias relevantes para o setor

CONDUTA ANTISSINDICAL: TST anula cláusula de benefícios custeados pelo empregador apenas para sindicalizados.

Fonte: https://jurinews.com.br/superiores/conduta-antssindical-tst-anula-clausula-de-beneficios-exclusivos-custeados-pelo-empregador-apenas-para-sindicalizados/

 

Consciência negra: Barroso apresenta ações de inclusão e combate ao racismo.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/397209/20-11-barroso-apresenta-acoes-de-inclusao-e-combate-ao-racismo

 

Carrefour indenizará funcionária demitida após denunciar racismo. Para magistrada, demissão após denúncia desestimula o uso do canal interno pelos profissionais da empresa.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/397171/carrefour-indenizara-funcionaria-demitida-apos-denunciar-racismo

 

Governo muda regras e trabalho em feriado exigirá convenção coletiva. Ministério do Trabalho estabeleceu que trabalho aos domingos e feriados só será liberado após negociação com sindicato.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/397123/governo-muda-regras-e-trabalho-em-feriado-exigira-convencao-coletiva

 

STF tem maioria para manter "quebra" da coisa julgada tributária. Julgamento foi pausado por pedido de vista de Toffoli. Com nove votos e três posicionamentos distintos, Corte tem maioria para não modular os efeitos da decisão.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/397069/stf-tem-maioria-para-manter-quebra-da-coisa-julgada-tributaria

 

Empresas poderão usar sistema antecessor ao eSocial, decide juíza. Em MS, associações requereram autorização para uso do sistema antigo, em razão de multas moratórias processadas pelo eSocial.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/397005/empresas-poderao-usar-sistema-antecessor-ao-esocial-decide-juiza

 

TST derruba contribuição a sindicato em que não houve direito de recusa. Para a 8ª turma, contribuição compulsória contraria nova tese vinculante do STF.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/396892/tst-derruba-contribuicao-a-sindicato-sem-direito-a-recusa

 

STF analisa uso de depósitos judiciais para pagamento de precatórios. Até o momento, há cinco votos para julgar improcedentes os pedidos, seguindo o voto do relator, ministro Nunes Marques.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/396880/stf-analisa-uso-de-depositos-judiciais-para-pagamento-de-precatorios

 

STF: Pauta tem quebra de coisa julgada, terceirização e revista íntima. Ministros também podem decidir competência para julgar direitos autorais. Confira destaques da pauta.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/396844/stf-pauta-tem-quebra-de-coisa-julgada-terceirizacao-e-revista-intima

 

TRT-2: Horas extras refletem em descanso semanal na jornada 12x36. Para colegiado, mesmo em escala com descanso elastecido, há reflexo das horas extras nos períodos de pausa.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/396793/trt-2-horas-extras-refletem-em-descanso-semanal-na-jornada-12x36

 

STF: Zanin pede vista e adia julgamento de correção dos saldos no FGTS. Antes da vista, ministro alterou seu voto anterior para corrigir FGTS pela poupança a partir de 2025.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/396703/stf-zanin-pede-vista-e-adia-julgamento-de-correcao-dos-saldos-no-fgts

 

Suspenso julgamento de recursos contra decisão que afasta efeitos de sentença definitiva sobre tributos. Sete ministros já se manifestaram no sentido de que a decisão não deve ser modulada. Pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu o julgamento.

Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=519259&ori=1

 

Decisões de Juizados Especiais podem ser anuladas se conflitarem com entendimento do STF. Entendimento tem repercussão geral e servirá para solucionar, pelo menos 2.522 casos em outras instâncias.

Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=518733&ori=1

 

STF começa a julgar regulamentação da licença-paternidade. Confederação dos Trabalhadores da Saúde aponta omissão do Congresso Nacional.

Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=518573&ori=1

 

Empresa não tem de repassar contribuição assistencial sem que trabalhador possa rejeitar desconto. Para a 8ª Turma, contribuição compulsória contraria tese vinculante do STF.

Fonte: https://www.tst.jus.br/web/guest/-/empresa-n%C3%A3o-tem-de-repassar-contribui%C3%A7%C3%A3o-assistencial-sem-que-trabalhador-possa-rejeitar-desconto

 

Acordos individuais para trabalho aos sábados e folga na semana do Natal são válidos. Para a 6ª Turma, o trabalho em alguns dias específicos foi compensado em período favorável aos empregados.

Fonte: https://www.tst.jus.br/web/guest/-/acordos-individuais-para-trabalho-aos-s%C3%A1bados-e-folga-na-semana-do-natal-s%C3%A3o-v%C3%A1lidos

 

1ª edição da Semana do eSocial - “O que você precisa saber sobre o eSocial para órgãos públicos” acontece nesta terça-feira (21). Evento gratuito e online celebra o 10º aniversário do sistema de registro eletrônico de informações, criado pelo Governo Federal.

Fonte: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2023/novembro/1a-edicao-da-semana-do-esocial-201co-que-voce-precisa-saber-sobre-o-esocial-para-orgaos-publicos201d-acontece-nesta-terca-feira-21