Notícias relevantes para o setor
TST anula acordo coletivo assinado na pandemia sem aprovação em assembleia. A autorização é requisito formal essencial para a validade do processo de dissídio coletivo.
TST mantém nulidade de acordo que liberava seguro-desemprego depois do prazo. A lei impede a concessão do benefício passados 120 dias da dispensa.
Sindicato consegue interromper prazo para ajuizar ação sobre contribuição sindical. Uma ação anterior, ajuizada pela entidade para produção de provas, suspende o prazo prescricional de cinco anos.
STF mantém normas que atenuam responsabilização penal em crimes tributários. Plenário reafirmou entendimento de que a reparação do dano ao patrimônio público, em detrimento de medida penal, contribui para uma sociedade livre de desigualdades.
Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=512457&ori=1
STF equipara ofensas contra pessoas LGBTQIAPN+ a crime de injúria racial. A decisão afasta interpretação que retirava parte da aplicabilidade da decisão do Plenário sobre a criminalização da homotransfobia.
Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=512663&ori=1
STF invalida mudanças da Reforma Trabalhista que aumentavam exigência para edição de súmulas. Entre outros pontos, o Plenário entendeu que o Legislativo não pode restringir a atuação dos tribunais.
Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=512669&ori=1
Ministério do Trabalho e Emprego inicia fase de testes do FGTS Digital neste sábado - 19/08/2023.
Bernard Appy aponta benefícios do novo sistema para o setor de Serviços. O Secretário do Ministério da Fazenda considera que a incompreensão sobre os efeitos da reforma leva, por vezes, a críticas e temores infundados.
Execução contra único sócio exige desconsiderar personalidade jurídica. O Colegiado entendeu que o executado pessoa física foi incluído no polo passivo da execução sem a observância do devido processo legal.
Por faltar a audiência, trabalhador com justiça gratuita pagará custas. A Ministra do TST reformou decisão do tribunal regional, por considerar que o juízo, ao decidir pela exclusão da condenação da parte, não observou a legislação.
STJ: É nula citação por WhatsApp se não assegura identidade do citando. A Ministra Nancy Andrighi considerou que citação via telefone e envio de contrafé por aplicativo de mensagem, sem confirmação de identidade, não admitem convalidação.
STJ: Gratuidade não isenta pagamento de serviços das juntas comerciais. O Colegiado considerou art. 98 do CPC, o qual traz um rol exemplificativo de despesas cobertas pela gratuidade de justiça.
Perse e a inclusão da obrigatoriedade do Cadastur pela nova Lei 14.592.
Fonte: https://www.conjur.com.br/2023-ago-16/pinheiro-vilas-perse-obrigatoriedade-cadastur