Modelos nórdicos em diferentes áreas do conhecimento são apresentados
Florianópolis recebeu na última quinta-feira, 24 de novembro o Conexão Suécia. O evento ocorreu no auditório da FIESC e foi focado em modelos nórdicos de sucesso em três diferentes áreas de conhecimento: sustentabilidade, formação e negócios. Foram apresentadas durante o evento três conferências, "Experiências de sustentabilidade na Suécia e possíveis adaptações para o Brasil" com Hans Björk, “A formação, oportunidades e programas de ensino avançado na Suécia” apresentado por Roy Anderson e “O estilo sueco de administrar junto a gigantes da indústria mundial” com Klas Hâkan Alm. Entre os principais conceitos abordados, estiveram o funcionamento da reciclagem de dejetos sueca, que está na liderança em gestão de resíduos sólidos urbanos no mundo; o sistema de ensino sueco, com foco nas instituições de nível superior do país e o modelo de Administração e visão inovadora que fazem do país um destaque em empreendedorismo, sendo o berço de empresas como WhatsApp, Skype e Spotify.
SEAC-SC e SINDESP-SC foram Co-realizadores do evento e estiveram presentes por meio do diretor executivo dos sindicados e presidente do CRA-SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares e por Osmar Viviani. Evandro Linhares participou do painel "Relações Comerciais e Parcerias com Empresas Suecas” sucedeu a apresentação de Klas Hâkan Alm e contou com a participação do coordenador geral do evento, Adm. Eduardo Bridi; do coordenador executivo da Câmara de Gestão Privada do CRA-SC, Adm. João Alfredo Campos Júnior e do próprio palestrante. Os debatedores avaliaram a necessidade de melhorar as parcerias público-privadas para que os setores cresçam juntos, seguindo os modelos apresentado pelos três palestrantes europeus. Já Osmar Viviani esteve no painel "Implantando a sustentabilidade em cidades catarinenses” com participação do diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina; Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do CREA-SC e do palestrante Hans Björk.
Os participantes debateram a necessidade de promover intercâmbio acadêmico, com a utilização parcerias que já acontecem no país. Também foram abertas perguntas para o público, que interagiu com os painelistas gerando troca de ideias e experiências entre os participantes.
O Conexão Suécia 2016 foi o início de um projeto de cooperação entre os países. Para 2017 os organizadores já planejam uma missão empresarial na nação europeia. Levar Administradores, empresários e classe política para acompanhar de perto o modelo nórdico em diferentes áreas do conhecimento e posteriormente implantá-los no Brasil.