15/09/2011

Lívio Giosa debate responsabilidade social nas empresas

Um entendimento geral sobre os fatos históricos que levaram as empresas a se adaptarem ao conceito de responsabilidade social que se enquadram atualmente. Essa foi a linha de raciocínio estabelecida pelo consultor Lívio Giosa na palestra “Panorama e práticas de sustentabilidade empresarial” ministrada nesta semana, na sede do Seac/SC e Sindesp/SC. Colaboradores e representantes das empresas associadas aos sindicatos compareceram no debate que abordou a tendência das empresas em aderir técnicas sustentáveis.

 

 

Para Lívio Giosa, o Estado e a sociedade organizada, interagindo de forma pró-ativa, poderão agilizar em muito a solução de nossos problemas sociais. Para isso, defende, é preciso haver um processo de mudanças que atinja a sociedade como um todo para a resolução desses problemas sociais.

"Àqueles que defendem a opinião de que essas ações têm apenas a dimensão equivalente a uma gota de água nos oceanos e que, portanto, não irão resolver o problema maior, podemos afirmar que são muitos os exemplos de grandes males que afligiram a sociedade mundial e que hoje estão solucionados graças "ao idealismo, à persistência, ao trabalho e à fé" de pequenos grupos ou, até mesmo, de uma única pessoa", afirma.

Diante desse quadro, percebe Lívio, alguns empresários, conscientes de suas responsabilidades sociais, vêm desenvolvendo programas que visam a amenizar essa situação e propiciar uma condição de vida melhor aos assistidos. Exemplo este que pode ser seguido pelos associados aos Sindesp/SC e Seac/SC.