13/02/2025

Lavagem eficiente: Como modernizar lavanderias pode reduzir custos

Abralimp apresenta orientações sobre a escolha de produtos e equipamentos que potencializam a qualidade e a economia no setor de lavanderias

Com o mercado global de serviços de lavanderia projetado para alcançar US$ 145,8 bilhões até 2031, segundo levantamento da consultoria Research and Markets, a importância de equipar as lavanderias comerciais com produtos e equipamentos adequados nunca foi tão evidente. A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), entidade que integra toda cadeia produtiva do setor de limpeza, de fabricante a prestadores de serviços, destaca a relevância de uma seleção criteriosa de insumos e tecnologias voltados não apenas para garantir a qualidade do serviço, mas também promover a sustentabilidade.

De acordo com Edson Lara, diretor da Abralimp, o Brasil conta com uma ampla variedade de fornecedores de produtos químicos profissionais voltados para o setor. No entanto, ele alerta que optar por produtos de menor custo pode, em alguns casos, ser um erro. "Escolher produtos de qualidade é essencial não apenas para a eficiência da limpeza, mas também para a preservação dos recursos naturais. Produtos que não atendem aos padrões exigidos podem demandar mais tempo de lavagem, aumentando o consumo de água e energia – recursos finitos que toda empresa deve utilizar de forma responsável. O que parece ser uma economia imediata pode, na verdade, gerar custos ambientais e financeiros elevados no longo prazo”. 

A modernização dos equipamentos tem um papel vital na eficiência das lavanderias. Edson Lara ressalta que as máquinas disponíveis no Brasil são bastante automatizadas, com opções que variam de lavadoras extratoras a túneis de lavagem que otimizam todo o processo de limpeza. Esses novos sistemas, que podem atingir até 20 metros de comprimento, garantem eficiência em todos os processos, desde a lavagem até a secagem. Para quem opera em nichos específicos, como a lavanderia hospitalar, a conformidade com as normas de saúde e segurança é fundamental.

Um dos pontos altos da modernização nas lavanderias é a implementação de práticas sustentáveis. O sistema Wet Cleaning, por exemplo, utiliza pouca água e produtos biodegradáveis, promovendo uma abordagem ecológica na lavagem de roupas. Essa técnica utiliza apenas três produtos para atender a diferentes níveis de sujeira, otimizando não apenas o consumo de água, mas também o armazenamento de insumos.

Edson Lara complementa que a utilização de máquinas comerciais pode economizar até 80 litros de água por ciclo de limpeza em comparação com lavadoras domésticas. “Graças a filtros de alta capacidade e maquinários inteligentes, conseguimos reutilizar água durante os ciclos de limpeza, o que é essencial para a preservação dos nossos recursos hídricos”, explica. 

Por fim, é essencial que as lavanderias estejam preparadas para atender às demandas específicas de seus clientes, adotando rigorosos padrões de higiene, seguindo exigências de saúde e segurança e utilizando produtos homologados pelos órgãos competentes. 

Por meio da UniAbralimp, a Abralimp oferece diversos cursos, entre eles técnicas de limpeza e gestão na prestação de serviços, para manter os profissionais atualizados e equipados com o conhecimento necessário para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de um mercado em constante evolução. Saiba mais em: https://uniabralimp.org.br/cursos.asp

Sobre a Abralimp

Fundada em 1986, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) tem como missão integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e meio ambiente. 

No seu quadro associativo, congrega as empresas de toda a cadeia produtiva do setor de limpeza profissional formada em sua categoria institucional por distribuidores de máquinas, equipamentos, descartáveis e produtos, fabricantes e importadores de máquinas, fabricantes de equipamentos, dosadores e acessórios, fabricantes de químicos, fabricantes de descartáveis, prestadores de serviços, além das empresas que se relacionam de forma direta e indireta com este grande setor, que representam 1,44% do PIB Brasileiro, com um faturamento de mais de R$ 40 bilhões, gerando mais de 1 milhão empregos diretos, segundo dados da Pesquisa de Mercado realizada pela Abralimp em parceria com a FIA, publicada em 2021.