Fundação lança portal que oferecerá cursos para setor da limpeza
No dia 21 de setembro FACOP fará lançamento oficial de portal com cursos a diversos profissionais e empresas da área de facilities
A FACOP, Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná, entidade sem fins lucrativos e que nasceu do esforço dos sindicatos patronal e laboral do setor do asseio e conservação, lança, no dia 21 de setembro, às 14h, sua Universidade Corporativa. O portal, que oferecerá cursos livres na modalidade EaD a R$ 19,90 para empresas e profissionais da área, faz parte das comemorações de 18 anos da entidade e tem como objetivo profissionalizar o setor e possibilitar que cada vez mais a limpeza profissional seja reconhecida como fator essencial na retomada das atividades com saúde e segurança.
“O lançamento do portal sempre esteve nos planos da FACOP, no entanto, com a chegada da pandemia, notou-se que, cada vez mais, este é um serviço essencial na manutenção da saúde. E para garantir que ele seja cumprido de forma segura, é preciso capacitar trabalhadores e empresas com as melhores técnicas, procedimentos e utilização de tecnologias adequadas”, explica Adonai Arruda, presidente da FACOP, do sindicato patronal do setor (SEAC-PR) e empresário do ramo.
Entre os cursos presentes estão os de limpeza hospitalar, conceitos gerais da limpeza profissional, limpeza de banheiros, limpeza de áreas administrativas, coleta urbana, recepcionista, copeiro hospitalar, copeiro profissional. Os cursos possuem uma média de 6 horas de duração e emitem certificação. “Queremos disponibilizar conteúdo de qualidade para que prestadores e tomadores de serviço tenham no seu dia a dia profissionais qualificados atuando em prol da sua saúde. Com a pandemia, foi possível perceber o quanto os profissionais de limpeza, que estão na linha de frente, são essenciais no combate a doenças. Com os cursos, esses trabalhadores terão acesso às melhores técnicas, procedimentos e operação de ferramentas para isso”, explica Adonai.
O lançamento, que pretende contar com a participação de parceiros do SEAC-PR e da FACOP, além de interessados em conhecer o projeto, será feito de maneira remota, com especialistas explicando como será o funcionamento do portal. Durante o evento, será possível entender como se dá a dinâmica dos cursos e ainda, conhecer um pouco da metodologia exclusiva da FACOP, desenvolvida exclusivamente para o setor. “A FACOP é fruto de uma parceria, por isso, nada mais justo que fazer um evento exclusivo para parceiros e entidades que entendem o valor e a força que o associativismo possuem. Esta, inclusive, será uma oportunidade para que federações, sindicatos, associações percebam o quanto é importantes estarmos unidos em prol de seus setores de atuação”, diz Adonai.
Sobre a FACOP
A história da Fundação sempre foi acompanhada do desejo de proporcionar valorização aos trabalhadores do setor, trazendo no seu DNA o fato de que somente com educação é possível conquistar respeito. “Estamos falando de profissionais que não tiveram acesso à educação. São trabalhadores que muitas vezes não conseguiram completar os estudos e, consequentemente, não se sentem dignos de suas profissões. No entanto, assim como médicos, advogados, professores, são fundamentais na estrutura econômica e social. E somente a educação consegue resgatar essa importância e a autoestima desses profissionais”, diz Adonai, que foi um dos entusiastas na criação da instituição.
O empresário, que atua no ramo da limpeza há mais de 40 anos, diretor de uma das maiores holdings do sul do país, a Higiserv - recém integrada ao Grupo Verzani Sandrini -, e que também preside o sindicato das empresas do setor, percebeu que para que toda a categoria fosse respeitada, a educação seria uma poderosa arma e numa soma de esforços com empresas e, sobretudo, com o sindicato dos trabalhadores do setor, o Siemaco, tornou possível tirar do papel a ideia. “Este, com certeza é um trabalho de todo o setor. A Fundação é fruto de um investimento feito pelos diferentes elos dessa corrente. Hoje, graças a esse esforço conjunto, conseguimos possibilitar treinamentos, cursos, consultorias e produtos e serviços exclusivos para empresas e trabalhadores”. A instituição hoje possui sede física em Almirante Tamandaré, cidade da Região Metropolitana de Curitiba e a área - que soma 13 mil m² - oferece mais de 5 mil m² de espaço construído com cerca de 15 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e toda a estrutura de uma escola. “Fomos a primeira instituição do Brasil focada na capacitação desses profissionais, com uma estrutura de primeira. Além disso, conseguimos, através da Fundação unir empresários, empresas, trabalhadores e órgãos que normalmente são antagônicos no que diz respeito aos interesses de cada classe”, afirma Adonai.
Com o tempo, os resultados desse esforço coletivo começaram a aparecer. Nos 18 anos de atuação, além dos mais de 95 mil certificados emitidos, a instituição passou também a formar professores. São profissionais preparados com a metodologia exclusiva da FACOP, que une conhecimento técnico, aulas práticas, em que o aluno consegue visualizar as melhores técnicas, capacitação diferenciada para trabalhadores da área e desenvolvimento de habilidades pessoais. A instituição ainda vem sendo reconhecida por ser um termômetro do setor e das demandas da área, antecipando tendências e sempre atenta aos movimentos do mercado, sobretudo no que diz respeito à tecnologia e sustentabilidade. “Hoje, a FACOP é referência inclusive para entidades, federações, associações do Brasil e até mesmo de outros países, como é o caso do México, que depois de conhecer o trabalho feito no Paraná conseguiu iniciar um movimento de capacitação de seus trabalhadores”, comenta Adonai.
No entanto, mesmo com toda a visibilidade, a atuação da FACOP acabava restrita ao estado do Paraná e Curitiba, e, para que esse não fosse mais um obstáculo, a Fundação começou a transformar seus principais cursos para a modalidade a distância, para que assim pudesse contemplar um número ainda maior de trabalhadores e empresas.
Além disso, a FACOP acabou se tornando um braço direito das empresas, oferecendo uma Central de Empregos, na qual é possível anunciar vagas, selecionar candidatos e garantir contratações. Somente em 2019, a unidade de empregos da Fundação recebeu mais de 15 mil currículos e teve cerca de 1.500 profissionais colocados no mercado de trabalho no Paraná. A instituição ainda oferece um serviço de assessoria e consultoria em medicina do trabalho, que trabalha de forma coletiva atendendo a todas as empresas do estado. Ainda, recentemente, por deliberação de seu Conselho e aprovação do Ministério Público a sua atuação foi ampliada para outros segmentos, como os cursos AVSEC (aviação), assim como para outras localidades nacionais e internacionais.
“A FACOP é uma iniciativa que prova o quanto empresas e empresários podem se mobilizar para garantir melhorias não só para os trabalhadores, mas para toda a cadeia produtiva de uma categoria. Temos muito orgulho de tudo o que colhemos até agora, e continuamos semeando inovação para que cada vez mais o setor seja reconhecido e tenha seu valor merecido”, finaliza Adonai.
Serviço:
Lançamento do Portal Universidade Corporativa da FACOP
Data: 21 de setembro, às 14h30
Local: Canal do Youtube 𝗙𝗔𝗖𝗢𝗣.𝗢𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹
𝗜𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗮-𝘀𝗲 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗹𝗶𝗻𝗸:
http://bit.ly/lancamentoportaldeeducacaofacopbrasil