29/05/2012

Executivo do Seac/SC e Sindesp/SC é eleito novo coordenador do Geasseg

Na última semana, aconteceu em Aracaju/SE, o XXI Encontro do Grupo de Executivos de Sindicatos das Empresas de Asseio, Conservação, Vigilância e Segurança Privada (Geasseg), contou com a presença de diversos executivos, de diferentes Estados, com o objetivo de melhorar as linhas de ação do Grupo e, consequentemente, melhorar a qualificação profissional das entidades patronais.

O Geasseg começou com a palestra do executivo e advogado do Seac/PR José Paulo Pereira discorreu sobre as ferramentas de ensino à distância que a Fundação do Sindicato (Facop) oferece ao setor, com o intuito de promover capacitação e qualificação dos trabalhadores. A primeira delas é o EAD, com cursos direcionados ao setor de asseio e conservação, e o segundo o IESDE, que conta com vários cursos que vão de Ensino Médio a línguas. José Paulo também falou sobre o congresso mundial WFBSC, que acontece em outubro, em Curitiba, e o RH Coletivo.

Em seguida, o executivo do Sindasseio Sérgio Almeida discorreu sobre o adicional de insalubridade, enquanto a executiva do Seac/SF Isabel Maria Donas falou sobre campanha de doação de órgãos.

No segundo dia, a jornalista Carla Passos ministrou a palestra “Postura dos executivos perante à mídia”. Por fim, o evento contou ainda com a presença do deputado Federal Laércio Oliveira, que explanou sobre a atividade parlamentar e sobre os projetos de lei que visam a regulamentação da atividade.

O Geasseg tem por finalidade a absorção de novos conhecimentos, prospecção de serviços e intercâmbio de informações e idéias, de forma a incrementar a capacidade gestora de prestação de serviços das entidades, viabilizando um aumento do associativismo e de receita sindical.

Novo coordenador

Durante o evento houve a escolha, por aclamação, do novo coordenador do Geasseg, o administrador Evandro Fortunato Linhares, executivo com mais de 16 anos de experiência em administração de entidades sindicais. Atualmente, o profissional comanda a gerência de três entidades patronais, Seac/SC, Sindesp/SC e o SemaeSC (Sindicato das Empresas de Mediação de Água e Energia Elétrica do Estado de SC). Além disso, é Conselheiro do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, onde ocupa o cargo de Diretor Administrativo Financeiro – Adjunto.

De acordo com Linhares, a principal meta é conscientizar os presidentes dos sindicatos da vigilância, que independentemente da situação política atual, é de grande relevância a participação nos próximos encontros. “As trocas de experiência entre os executivos em cada encontro realizado tem como foco principal a busca pela melhoria contínua do segmento.” Segundo ele, o encontro contribui com os objetivos das empresas associadas e os anseios da diretoria de cada sindicato.

Para Linhares, a implantação de novas idéias deve considerar as políticas regionais de cada sindicato, mas ressalta que não existe uma entidade melhor do que a outra. “Estamos todos no mesmo barco, o que existem são diferenças regionais, como as estruturais e culturais”. E deixa uma mensagem final de que conta com a participação de todos para fortalecer ainda mais a imagem do segmento de prestação de serviços, gerando visibilidade. “Juntos seremos fortes. Se estamos unidos, somos imbatíveis”, conclui.

Fonte: Febrac - adaptado em 31/5