Comitiva de SC participa de missão na Itália
Empresários de Santa Catarina fizeram parte da comitiva brasileira da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) que esteve na Itália semana passada. Durante a viagem foram organizados encontros bilaterais com empresas italianas, eventos e seminários sobre as relações ítalo-brasileiras no setor de serviços. Houve, ainda, uma missão especial na região da Emilia Romana.
A delegação brasileira contou com 30 empresários e foi comandada pelo presidente da Cebrasse, Paulo Lofreta. Os representantes de Sindesp/SC e Seac/SC foram os diretores Ênio José Back, Avelino Lombardi, Valmir Mota e Francisco Lopes de Aguiar. Ainda esteve presente o deputado federal Laércio Oliveira.
Durante encontro com a Associação de Amizade Itália-Brasil, no início da missão, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países no setor de serviços. O presidente da associação, deputado italiano Fabio Porta, declarou que o acordo constitui peça relevante na construção de relações que envolvem aspectos econômicos, empresariais e políticos. Para o diretor do Sindesp/SC Avelino Lombardi, ficou evidente o interesse dos empresários italianos em investidores brasileiros, devido às dificuldades da economia italiana no momento atual.
Em visita à Associação VEDRO, entidade onde empresários e profissionais de todas as profissões debatem ideias inovadoras para o desenvolvimento da Itália, representantes dos dois países falaram sobre as legislações de apoio às empresas, principalmente as de micro e pequeno porte. Lombardi destaca que as discussões aconteceram entorno de perspectivas do mercado. “Os membros das duas delegações debateram sobre possibilidades de negócios entre os países.”