Cartilha apresenta brincadeiras para crianças do espectro autista
O autismo é um transtorno caracterizado por algum tipo de déficit no desenvolvimento neurológico, intelectual ou comportamental presentes desde o nascimento, ou começo da infância, e que geralmente perduram por toda a vida. Essa condição altera a percepção e interação do indivíduo com o meio e com o outro, por isso é conhecida como Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois quem o vive experimenta a sensação de estar “cercado por uma lente” que muda, amplia ou deforma sua percepção do mundo externo.
Neste ano foi lançada a Cartilha “Orientações de brincadeiras para famílias com crianças com Transtorno do Espectro Autista”, com fim de promover o bem social em período de isolamento pela Pandemia do Covid-19. O material, produzido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, traz várias brincadeiras dentro e fora de casa, imagens ilustrativas coloridas e uma linguagem simples, inclusive com poemas em alguns trechos.
A cartilha mostra como desenvolver brincadeiras com objetos que a maior parte das pessoas possui em casa, fazendo com que a criança interaja com eles desenvolvendo seus sentidos sensoriais. De forma simples, criativa e objetiva, o material descreve também situações desafiadoras do cotidiano, associando informações educativas sobre cada um dos sistemas sensoriais e o que fazer para ajudar no desenvolvimento psicomotor de crianças com autismo.