03/07/2024

Abralimp compartilha orientações sobre limpeza em IES

Especialistas apontam as melhores práticas para manter a higiene e a saúde de professores, funcionários e alunos nas instituições de ensino
 
O ambiente escolar é um local para disseminar conhecimento e informações, mas também pode ser um terreno fértil para a propagação de doenças e infecções. Por conta disso, as instituições de ensino devem adotar medidas para evitar a proliferação de vírus e bactérias.  Com o objetivo de promover ambientes mais seguros e saudáveis, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) divulgou um conjunto de dicas e orientações para garantir a eficácia dos processos de limpeza e higienização.
 
"Investir em serviços de limpeza de qualidade nas instituições de ensino não apenas contribui para a saúde dos alunos e professores, mas também para a melhoria do desempenho acadêmico e bem-estar de toda a comunidade escolar”, afirma Nathalia Ueno, presidente da Abralimp. Confira orientações para promover uma limpeza eficiente.
 
Limpeza constante das superfícies: As mesas, cadeiras, corrimãos, maçanetas e outros objetos de uso comum devem ser higienizados regularmente, utilizando produtos desinfetantes apropriados.
 
Ventilação adequada: A circulação de ar é fundamental para reduzir a concentração de vírus e bactérias no ambiente. Mantenha as janelas abertas sempre que possível e utilize ventiladores ou ar-condicionado com a filtragem adequada.
 
Desinfecção profunda para os meses de verão: Embora seja importante desinfetar os estabelecimentos de ensino regularmente, os meses de verão, especialmente antes do início do ano letivo, são oportunos para limpar áreas de alto tráfego. Por isso, durante as férias, os agentes de limpeza devem ser munidos com equipamentos mais pesados, como enceradeiras e lavadoras de alta pressão.  
 
Aumente a produtividade: O uso de equipamentos e máquinas de limpeza profissional, como mops e lavadoras, propiciam benefícios como a otimização de tempo na realização das tarefas e a redução do desgaste físico dos profissionais. Porém, alguns cuidados relativos à segurança de alunos, professores e funcionários são imprescindíveis para a realização da limpeza durante o período letivo.
 
Terceirize a limpeza: Terceirizar os serviços de limpeza representa uma alternativa para os estabelecimentos de ensino, uma vez que equipes treinadas oferecem, além da especialização nos serviços prestados, conhecimento sobre as várias tecnologias disponíveis no mercado, identificando qual é a mais indicada para cada tipo de atividade ou necessidade específica na hora de higienizar e conservar os ambientes.
 
Adote um cronograma de atividades: A limpeza geralmente ocorre primeiro nas salas de aula, banheiros, áreas externas, salas de diretores e professores. Nas salas de aula, por exemplo, em que há lousa, carteiras e pisos distintos, é preciso velocidade na limpeza, uma vez que são frequentemente preenchidas com grupos de alunos. Por isso, a limpeza deve se resumir em atividades chave como apagar a lousa deixada pelo professor, limpar as carteiras, recolher os lixos, ou seja, preparar o ambiente para receber a próxima turma. Lembrando que tudo deve ser realizado dentro de um cronograma com base nas necessidades de cada instituição.
 
Invista na higienização das mãos: De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a lavagem das mãos é uma das formas mais eficazes de evitar a doença e reduzir a propagação de germes. Por isso, as escolas também devem considerar a instalação de instrumentos de prevenção de infecções, tais como sistemas automatizados de descarga, saboneteiras e dispensadores de toalhas, que ajudam a evitar o contato direto das mãos com objetos e superfícies contaminados.
 
Seguindo essas orientações, as instituições de ensino podem proporcionar um ambiente mais seguro e saudável.

Quer aprender mais sobre o mercado de limpeza profissional? Participe da 28ª Higiexpo. maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação da América Latina, uma realização da Abralimp.

Para mais informações e inscrições acesse: https://higiexpo.com.br/