O evento realizado no dia 12/07/2019

Módulo III - Limpeza Hospitalar

Ocorreu na sede do SEAC-SC, o módulo II dos cursos oferecidos pelo ICAEPS. Com foco voltado à Limpeza Hospitalar, o treinamento apresentado por Osmar Viviani, contou com a presença de cerca de 30 profissionais que buscaram atualização e aprimoramento sobre técnicas na área de higienização dos estabelecimentos de saúde.

O presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi, elogiou o treinamento prestado pelo ICAEPS e ressaltou a parceria com o sindicato, "oferecemos o espaço do sindicato para o curso como um algo a mais a nossos associados, que podem aprimorar ainda mais seus colaboradores e atualizá-los sobre as novas técnicas disponíveis no mercado.

"A limpeza e a desinfecção de superfícies hospitalares são elementos que convergem para a sensação de bem estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde, colaborando para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, por garantir um ambiente com superfícies limpas, redução do número de microrganismos e apropriadas para a realização das atividades desenvolvidas nesses serviços", destacou o palestrante.

Tanto pacientes como funcionários estão expostos a todo tipo de doença pela circulação constante de portadores das enfermidades nos locais. Por este motivo, a limpeza bem executada é papel importante para proteção de todos. "O serviço de limpeza e desinfecção de superfícies apresenta relevante papel na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo imprescindível o aperfeiçoamento do uso de técnicas eficazes para a promoção da limpeza e desinfecção do local", ressalta Osmar Viviani.

A limpeza inadequada de leitos, banheiros e outros ambientes costuma trazer problemas, podendo levar os pacientes a contrair infecções hospitalares através de objetos e locais contaminados, agravando o estado de saúde e aumentando o tempo de permanência na internação. "É fundamental investir na qualidade destes serviços, garantindo a saúde dos clientes internos, externos e pacientes, pois estes procedimentos quando adequados minimizam e até mesmo eliminam os riscos de infecção", completa.