O evento será realizado no dia 16/03/2021

Como evitar reclamações trabalhistas ou ganhar as existentes

Problemas trabalhistas atuais que afligem o setor de serviços, perda de recursos e reflexos negativos na cultura organizacional, soluções possíveis.

O objetivo dessa oficina é fornecer conhecimentos que permitirão ao empresário e seus diretores evitarem um mal que envenena as relações de trabalho no país: as reclamações trabalhistas, tormento para diretores de RH e jurídicos internos, dispêndio permanente de recursos, sem contar do clima de instabilidade que geram, quando em excesso.

Muitas reclamações trabalhistas das que vitimam as empresas podem ser evitadas por um trabalho competente na área de recursos humanos. O trabalho preventivo começa com recrutamento e seleção dos colaboradores, passa pelo treinamento e integração dele à equipe e por sua adesão à cultura da organização.

A solidez da cultura organizacional favorece o comprometimento e a motivação do colaborador, que reconhece sua própria importância na empresa e a relevância desta para a sociedade. Um colaborador motivado é muito mais produtivo, enxerga oportunidades de crescimento dentro da empresa e não quer ser demitido com intenção de fazer reclamações trabalhistas.

Porém, se mesmo assim houver reclamações, o importante passa a ser ganhá-las e, então, é que se vê a relevância de se ter documentos escorreitos, de preparar preposto e testemunhas, de escolher e municiar o advogado, fazer contestação e audiências impecáveis. Além disso, é possível se pensar em acordos em determinadas situações, desde que sejam vantajosos para a empresa. Então, é importante, também, saber como discutir e fazer bons acordos, estes podem ser feitos até as últimas fases da reclamação.

Tendo em vista esse contexto, serão abordados os seguintes tópicos: Principais causas das reclamações trabalhistas | O juiz e a justiça do trabalho: legislação e cultura | Recrutamento, seleção, contratação, adaptação de funcionários | Tipos de contratos de trabalho | Cultura da organização | Organização e documentação | Papel do gestor | Penalidades: educativa ou punitiva? | Rescisão | Havendo ação: advogado, processo, preposto, testemunhas, recurso, depósito | Acordo judicial ou extrajudicial | Mediação e arbitragem | Considerações relevantes

(Os advogados farão intervenções de vinte minutos e passarão a responder perguntas.)

INSCRIÇÕES:

Agendem comparecimento com Maurício Lazzeri e-mail [email protected] ou telefone 11 3251-0669

Valor: R$ 160,00 por pessoa
(Uma vaga gratuita para empresa associada a entidades associadas à CEBRASSE)