26/06/2017

SEAC-SC completa 29 anos nesta terça-feira

Com o intuito de unir a classe empresarial e defender os interesses do setor de serviços em Santa Catarina, em 1988 foi instituído o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de Santa Catarina (SEAC-SC), que até então funcionava apenas como Associação Empresarial. O início das atividades combinava com o panorama da época, que vivia um período de redemocratização e o retorno da liberdade de expressão e imprensa. Fazendo valer a oportunidade apresentada por uma nova era na economia nacional, os empresários se agruparam e deixaram um legado para as próximas gerações do setor. Desde a sua criação, a corporação tem como marcas significativas: a união da classe empresarial, o fortalecimento significativo da representação junto aos órgãos públicos e a conquista do marco regulatório.


Neste dia 27 de junho, o SEAC-SC completa 29 anos, em meio a um cenário político e econômico conturbado. Entretanto 2017 está sendo promissor para as empresas terceirizadas do país. A aprovação do Projeto de Lei da Terceirização irá modernizar as relações de trabalho, onde as empresas terão uma ampliação do mercado e mais segurança jurídica. A busca pela solidificação e reconhecimento do setor passará por uma profissionalização ainda maior das empresas e de seus funcionários.

Projetando as exigências do mercado nesta nova fase, foi criado juntamente com o SINDESP-SC e a FEVASC, o ICAEPS, hoje transformado em uma OSCIP que tem como finalidade auxiliar na qualificação e formação da mão de obra no segmento de prestação de serviços. Atualmente, são cerca de 300 empresas cadastradas no sindicato, sendo 18 delas associadas e detentoras de 60% do mercado. São estas companhias que mantém o funcionamento do ICAEPS.

"Assim como na criação do SEAC, vamos trabalhar em conjunto para encorpar ainda mais o instituto e entregar à sociedade prestadores de serviço cada vez mais qualificados. Há quase 30 anos nos agrupamos e conquistamos para o setor avanços significativos com esta parceria. Parabéns a todos que colaboraram com esta história e contribuíram com este legado. Unidos sempre seremos mais fortes", destaca o presidente do SEAC-SC", Avelino Lombardi.