19/05/2017

Visita a Volvo, SKF E IKEA marcam o encerramento da Missão Técnica

Visita a Volvo, SKF E IKEA marcam o encerramento da Missão Técnica na Suécia

Depois de uma semana de intenso trabalho e contatos estabelecidos, o grupo realizou hoje as últimas visitas técnicas em solo sueco. Em uma das maiores cidades do país, Gotemburgo, com quase 1 milhão de habitantes, que corresponde a cerca de 10% da população total da Suécia, foram visitados o Volvo Museum, a fábrica da Volvo, a SKF e IKEA.

O dia foi iniciado na centenária companhia, a SKF. O grupo é líder global de produtos, soluções para clientes e serviços no ramo de rolamentos e vedantes. As competências principais incluem suporte técnico, serviços de manutenção, monitoramento de condições e treinamento. A SKF também detém uma posição cada vez mais importante no mercado de produtos de movimento linear, bem como rolamentos de alta precisão, eixos e serviços de eixo para a indústria de máquinas-ferramenta, sendo um fabricante estabelecido de aço de rolamento. "As visitas desta sexta-feira foram extremamente produtivas, na SKF tivemos 3 palestras onde conhecemos o modelo de gestão da empresa e podemos perceber o potencial de inovação que ela possui. Levaremos conhecimentos riquíssimos para aplicar em empresas brasileiras nos próximos anos", destacou o organizador da missão, Adm. Eduardo Bridi.

A empresa atende a mais de 70 países e tem aproximadamente 100 locais em todo o mundo para fabricação de peças. Para obter sucesso, a SKF aposta na qualificação dos colaboradores e ambiente favorável à inovação e desenvolvimento de talentos, "aqui na Suécia preparamos os funcionários para uma cultura de empresas abertas, onde há pouca hierarquia e consenso na tomada de decisões. Trabalhamos o desenvolvimento de competências e o gerenciamento de talentos para promover a gestão participativa com maior motivação e produtividade por parte dos colaboradores", destacou Valéria Hill, brasileira que trabalha no setor de recursos humanos e responsabilidade sobre performance da SKF.

Mattias Gremlin é colaborar da SKF e já morou no Brasil. Segundo ele a gestão utilizada pela gigante sueca pode ser implementada por aqui, "para melhorar as empresas brasileiras deve-se valorizar o trabalhador, fazer com que se sinta inserido na tomada de decisões. Também é necessário atrair e reter talentos, desenvolvendo suas competências dentro da empresa".

Posteriormente, os participantes da missão visitaram o museu da Volvo e a fábrica de caminhões da empresa. A montadora de automóveis destaca-se como uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, entretanto existem outras áreas de atuação que a empresa deixa por conta das suas subsidiárias. Os "braços" da Volvo são: Volvo Camiões, Autocarros (ônibus), Volvo Equipamentos para Construção, Volvo Penta, Volvo Aero e Volvo Serviços Financeiros. A marca também é dona da Mack Trucks.

Logo após o grupo foi conhecer a multinacional IKEA, especializada em venda de móveis e decoração.

O presidente do CRA-SC avaliou como positiva a experiência em terras nórdicas e projetou os próximos passos da parceria, "o resultado desse intercâmbio foi extremamente benéfico para os participantes, foram vários segmentos envolvidos e novas parcerias alavancadas. Sem dúvida levaremos o modelo nórdico de gestão para Santa Catarina, buscando auxiliar empresas e setor público a terem desempenho ainda mais destacados. Também confirmamos a próxima edição do Conexão Suécia, que ocorrerá em novembro na capital catarinense, com temas a serem definidos".