14/10/2021

ICAEPS realiza evento com tema Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Nos últimos anos, a doença respondeu por mais de 30% das mortes por câncer em mulheres catarinenses, de acordo com dados divulgados pelo informativo epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com o objetivo de alertar para a importância do movimento e colaborar com o Outubro Rosa, o Instituto Catarinense de Educação Profissional e seus instituidores, em parceria com a AMUCC (Amor e União Contra o Câncer) e INASEP, promovem na próxima semana o evento on-line gratuito "Saúde da Mulher: o que precisamos saber sobre?”.

A palestra irá abordar 4 pontos principais: câncer de mama e o Outubro Rosa; a importância do exame preventivo ginecológico; as diferenças do infarto em mulheres; e a exaustão física e mental da dupla jornada de trabalho feminina.

Participarão do evento as graduandas do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e participantes do projeto “Câncer de Mama: conhecendo, prevenindo e evitando recidivas”: Bárbara de Miranda Schmitz, Cecília Vieira Viana e Emily Lima Marmentini.

A videoconferência será na próxima quinta-feira, 21 de outubro, a partir das 15h. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePwYUVCSuMsHrM4rvewak2wVxILUr2Bi8Pq0hslYEjibDfjg/viewform?usp=sf_link. O evento é gratuito a todos, porém as vagas são limitadas.

Participe!

Com informações: INCA e Secretaria de Estado da Saúde de SC.