22/06/2011

Manual orienta gestores sobre formação de custos

Manual orienta gestores sobre formação de custos

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) lança manual para orientar gestores da Administração Pública Federal sobre o preenchimento do novo modelo de planilha de custo e formação de preços, que são aplicados na hora de contratar empresas que prestam serviços terceirizados aos órgãos públicos, como os de vigilância e limpeza.

Regulamentação dos serviços e um novo método de cálculo dos custos são alguns dos recursos elaborados na publicação, que já está disponível no portal Comprasnet. A iniciativa é resultado de estudos feitos para aprimorar a metodologia da formação dos valores limites, que são diferenciados conforme as características econômicas de cada estado e as peculiaridades de cada atividade.

Diferentemente da anterior, a estrutura da nova planilha é mais didática e ainda poderá receber melhorias ao longo do tempo. Formada por módulos, submódulos, além de práticos quadros-resumo, a ferramenta é dividida entre composição da remuneração (salários, hora extra, etc), benefícios (auxílios alimentação e transporte, assistência médica, etc), insumos (uniformes, equipamentos etc), encargos sociais e trabalhistas (FGTS, 13º salário etc), além de custos, tributos e lucro.

Fonte: Site do MPOG (21/06/2011)

 

Cique aqui para acessar o manual